Série Disciplinas Espirituais: #8 Statio

Vanessa Belmonte
6 min readJun 27, 2020

A pausa necessária para encontrar com Deus antes de realizar algo.

Foto de whoislimos.

Mais um episódio da Série Disciplinas Espirituais e com uma disciplina que, possivelmente, você nunca ouviu falar!

Quando li sobre ela pela primeira vez, parei tudo e mandei uma mensagem para o autor pedindo mais informações. Ele me respondeu super atencioso e, desde então, essa tem sido uma disciplina presente na minha rotina de reuniões infinitas, aulas, palestras e conversas (obrigada, Bill!).

Ela tem a ver com pausas, esperas intencionais e o alinhamento de todas as nossas atividades, sintonizando nossa vida com a fonte que sustenta tudo que fazemos e de onde recebemos o que precisamos para continuar. Vai de encontro com os ritmos apressados, os atrasos constantes, a correria e, por isso, nos ajuda a parar e viver o que está diante de nós agora, a estar presente e participar do que Deus está fazendo em nós e através de nós. E, como consequência, nos ajuda a entregar os resultados de tudo que fazemos a Deus.

Assim, convido vocês para conhecerem e exercitarem a disciplina da Statio. Segue também a oitava pergunta das Dez Grandes Questões sobre Formação Espiritual. (1) Vamos lá!

Qual a relação entre a Psicologia e a Formação Espiritual?

É natural que nos voltemos para a psicologia a fim de entender a alma e tentar suprir suas necessidades. A formação espiritual, por sua vez, também deve tratar das realidades da alma. A vida espiritual do ser humano é uma realidade psicológica, apesar de não se limitar a isso.

Em termos metodológicos, a psicologia é um campo dividido. Esse fato pode parecer um obstáculo para a promoção de um relacionamento produtivo entre a psicologia e a formação espiritual. No entanto, é possível que ofereça a oportunidade de desenvolver uma visão apropriada do ser humano dentro de uma estrutura da vida espiritual para a qual ele é, por natureza, adequado. Essa visão, ou psicologia, serviria para iluminar e dirigir o processo de formação espiritual.

Um dos grandes perigos que a formação espiritual cristã enfrenta é proveniente da dependência exclusiva nos preceitos e nas práticas da psicologia que simplesmente omitem as realidades da formação espiritual cristã ou as substituem por processos que não fazem jus ao reino de Deus.

A transformação do ser interior na semelhança com Cristo pode ser realizada única e exclusivamente pela vida de Deus na alma e qualquer coisa aquém disso, por melhor e mais apropriada que seja em seu devido lugar, não será suficiente para suprir as necessidades mais profundas do coração humano nem satisfazer a mente e as emoções, e a vida ficará sem rumo. (1)

A Disciplina Espiritual da Statio

Eu ouvi sobre essa disciplina pela primeira vez em um livro de Bill Gaultiere, sobre como viver a partir do jugo suave de Jesus. Segundo ele, vivemos hoje em constante pressão por velocidade, eficiência e produção. Perdemos nosso senso de tempo como sagrado. Perdemos espaço para viver de forma não apressada e nos relacionarmos com as pessoas. (2)

Se você for a um mosteiro beneditino, verá que os sinos tocam dez minutos antes do início do momento de oração para lhe dar tempo para caminhar do seu quarto ou do jardim até a capela e chegar cedo para orar antes da atividade começar. Eles chamam isso de “statio”, a palavra em latim para estação.

Muitos dos nossos dias de trabalho estão cheios de reuniões, então praticar a disciplina espiritual da Statio corresponderia a chegar dez minutos mais cedo antes de uma reunião começar, seja presencial ou virtual. E nesses dez minutos, orar pela reunião, pelas pessoas, pelo assunto que será tratado, pedir a orientação do Senhor e que ele conduza tudo de acordo com a sua vontade.

Esperar de propósito, intencionalmente, interrompe nosso modo de produtividade e nos ajuda a lembrar da presença de Deus aqui e agora. É uma oportunidade de fazer uma pausa, respirar profundamente e orar para que nós e as pessoas com quem estivermos participemos do que Deus está fazendo em nossa próxima reunião, evento ou atividade.

Como consequência, também nos ajuda a mostrar respeito e consideração pelo tempo de outras pessoas, especialmente em nossa cultura do atraso. Assim, a Statio é uma disciplina que nos ensina a chegar 10min mais cedo aos nossos compromissos para orar em silêncio.

Uma das razões pelas quais nos atrasamos o tempo todo é porque, geralmente, odiamos esperar. Ficamos impacientes e frustrados, buscamos distrações e não conseguimos descansar. Assim, a Statio se torna também uma disciplina que nos ajuda a lidar com a espera sem recorrermos às distrações, às redes sociais, ouvir um podcast ou até ler um livro. Nós aceitamos a espera, nós intencionalmente criamos espaço para ela em nossa rotina e nesse espaço encontramos com Deus através da oração. Se torna assim um espaço sem pressa para ouvir a Deus e uma pausa para nos ajudar a apreciar a presença amorosa de Deus em meio às nossas reuniões e compromissos diários.

Faça esse exercício em relação às suas tarefas diárias. Por exemplo, você vai ligar para alguém, então antes de ligar ore por essa pessoa e peça para o Senhor conduzir a conversa; você tem uma consulta médica, chegue mais cedo para orar pelo médico e sua equipe, pelo diagnóstico e tratamento, pelas demais pessoas que estão doentes e também aguardando nessa sala de espera, ore pelo consolo do Senhor em meio à doença; você tem uma reunião, chegue mais cedo e ore pela equipe de trabalho, pelos clientes, por criatividade e direção nas decisões que serão tomadas; você tem uma aula, chegue mais cedo ore pelos professores e demais alunos, pelo conhecimento gerar transformação e dar os seus frutos; você tem uma atividade na igreja, seja um culto, uma reunião de grupo, um ensaio, chegue mais cedo e ore pela liderança que irá conduzir o estudo, ore pelas pessoas que virão, para o Espírito Santo preparar o terreno dos nossos corações para receber a sua palavra e gerar frutos que permaneçam, ore por conversões e fortalecimento dos seus irmãos.

Nesses momentos, fique sensível à voz do Espírito Santo que te conduz a interceder por coisas específicas em relação a essas pessoas que você vai encontrar. Você vai perceber que precisamos de pausas ao longo do nosso dia e essas pequenas pausas em oração irão te capacitar a viver o momento presente enxergando o que está acontecendo agora, as pessoas e as questões que precisam ser realizadas. Isso irá trazer foco para viver um momento de cada vez; sem se deixar mover pelas muitas preocupações do que ainda precisa ser feito, sem se deixar movimentar pela pressa e pelo atraso constantes. Influenciando também sua criatividade e produtividade.

“As paradas de uma pessoa, bem como seus passos, são ordenadas pelo Senhor.” George Müller

Viver o momento presente em relacionamento com Deus é uma oportunidade que o Senhor nos dá todos os dias. A disciplina espiritual da Statio nos ajuda a prestar atenção nisso e a viver a rotina do dia conscientes da graça e da presença do Senhor em tudo que fazemos. Deus está nos ensinando a olhar além das circunstâncias visíveis e estressantes do dia a dia e ver o Reino invisível que já está em ação, conduzindo, sustentando e agindo através de nós e de todas as coisas que fazemos.

Salmo 46:10–11 diz: “Aquietem-se e saibam que eu sou Deus! Serei honrado entre todas as nações; serei honrado no mundo inteiro. O Senhor dos Exércitos está entre nós; o Deus de Jacó é nossa fortaleza.”

Oremos

Senhor Deus, ajuda-nos a viver o tempo contigo, a viver momento a momento conscientes do que estamos fazendo e da sua presença em nós e através de nós. Permita que nosso ritmo de vida seja suave e possamos contemplar com alegria o trabalho de nossas mãos como cooperadores contigo na vida do teu Reino. Te agradecemos pelo tempo e por tudo que tens nos dado para fazer, queremos andar em tua presença, guia nossos passos e nossas pausas, em nome de Jesus, Amém.

Escute o PodCast da Igreja Esperança sobre a Disciplina da Statio.

Referências citadas no texto:

(1) Dallas Willard. A Grande Omissão. São Paulo: Mundo Cristão, 2008. Essa pergunta está nas páginas 105–106.

(2) Bill Gaultiere. Your Best Life In Jesus’ Easy Yoke: Rhythms of Grace to De-Stress and Live Empowered. Edição do Kindle, 2016.

Deixe seu comentário ou escreva para vabelmonte@gmail.com. ❤

--

--